Kyokushin vs Muay Thai: O encontro das duas artes em 1964

45854060

Há pouco mais de cinco décadas atrás, muito antes do surgimento de organizações como Glory, Lion Fight, Superkombat e K-1, artes marciais como Karate e Muay Thai eram os esportes escolhidos por quem queria testar suas habilidades na luta em pé.

O mestre Masutatsu Oyama, fundador do estilo Kyokushin de Karate, na intenção de testar as habilidades de seu estilo e seus discípulos, foi para a Tailândia levando três de seus estudantes, para desafiar lutadores locais no Lumpinee Stadium, em 1964.

Na ocasião, as regras das lutas foram adaptadas para o desafio, sendo permitidas cabeçadas e quedas. Nesta época, técnicas de judô faziam parte do treinamento do estilo de Karate que viria a ser chamado de Kyokushin, o que trazia uma certa vantagem aos seus praticantes perante os tailandeses, que não estavam acostumados com esse tipo de técnicas.

Dos três lutadores de Masutatsu Oyama, Tadashi Nakamura e Akio Fujihara saíram vencedores de seus desafios, enquanto Kenji Kurosaki foi derrotado. Kurosaki viria a ser o grande precursor do Kickboxing oriental, com a fundação de seu dojo Mejiro Gym, e treinando lutadores como Toshio Fujiwara e Jan Plas (que viria a abrir a filial da Mejiro Gym na Holanda).

Com a evolução do esporte, adaptação das regras e a crescente popularidade, o Kickboxing oriental floresceu, abrindo caminho para o surgimento do K-1, grande organização japonesa que reunia os melhores atletas de luta em pé do mundo.

Confira os vídeos de duas das três lutas:

Akio Fujihara

 

Kenji Kurosaki